quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DR. JOAQUIM HOMEM - FUNDADOR DO AMÉRICA-RN


Dr. JOAQUIM HOMEM DE SIQUEIRA CAVALCANTI, natural de Recife-Pe, nascido a 8 de junho de 1857, filho do Major Salvador Pessoa Cavalcanti. Casado com  Filadélfia de Siqueira Cavalcanti. Diplomado Juiz de Direito do Recife em 11 de dezembro de 1881. Em 1895, recebeu convite de Pedro Velho para o cargo de Vice Diretor do Atheneu Norte-Riograndense. Com pouco tempo foi nomeado para o cargo de Juiz de Direito da Comarca de Pau dos Ferros. Desenvolveu um excelente trabalho de combate ao cangaceirismo na Comarca e, dois anos depois, foi promovido para a Comarca de Canguaretama; em pouco tempo, foi designado para a Capital do Estado, Juiz de Direito da 2ª Vara de Natal.
     No governo de Antonio José de melo Souza (O Policarpo Feitosa), foi promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça
     Quando esteve à frente da Comarca de Cangauaretama se licenciou para ser Deputado Estadual, ocasião em que se votou a Segunda Constituição da República.
      Homem ligado à Literatura, sua prosa em prosa e verso vasta. Cerca de 300 poemas, tendo enorme predileção pelo soneto. Seu estilo era lírico-romântico, indiferente ao parnasianismo.
Faleceu a 27 de outubro de 1995 em Natal, aos 95 anos de idade.
FONTE:SOCIEDADE E JUSTIÇA – HISTÓRIA DO PODER JUDICIÁRIO DO RIOI GRANDE DO NORTE, DE EDUARDO ANTONIO GOSSON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
AMO A MINHA TERRA POTIGUAR E ESPECIALMENTE A CIDADE DE MOSSORÓ